Agora pode comprar músicas do CD "Rascunhos" online no website:
http://www.factorq.co.uk

Compre música portuguesa e ajude-nos a manter o www.cantodaterra.net online!
Buy Canto da Terra’s music now !

Procurar: no canal:

 • Personagem: Manuel Maria Barbosa du Bocage
 

Manuel Maria Barbosa du Bocage

Manuel Maria Barbosa du Bocage nasceu em Setúbal a 17 de Setembro de 1766. Filho de José Luís Soares de Barbosa um antigo magistrado e de Mariana Joaquina Lestof du Bocage, senhora de origem Francesa.

O seu espírito irrequieto leva-o a abandonar a escola aos 14 anos para se alistar no Regimento de Infantaria 7 em Setúbal. Dois anos mais tarde troca o Exército pela Armada matriculando-se na Academia da Marinha em Lisboa. È neste momento que a sua veia poética começa a dar frutos, frequentando as tertúlias boémias dos cafés de Lisboa, Bocage destaca-se pelo seus dotes de improvisação utilizando para isso uma linguagem popular, burlesca e satírica que o coloca numa posição marginal em relação aos literários da época.

Tentando imitar o seu ídolo Luís de Camões, Bocage parte para a Ásia passando por Goa, Damão, Macau e Cantão regressando algum tempo mais tarde a Lisboa.

Deixando-se influenciar pelos ideais do Liberalismo é detido e preso, graças a alguns amigos influentes que conseguem transformar o seu crime político em erro religioso é conduzido aos cárceres da Inquisição. Fica retido no Convento das Necessidades entregue á custódia da Congregação do Oratório. Depois de libertado deixa de parte a sua poesia e dedica-se a fazer traduções conseguindo assim uma vida mais regrada e tranquila que lhe permite ao mesmo tempo providenciar o sustento de sua irmã.

Morreu no dia 21 de Dezembro de 1805 na casa onde morava na Travessa de André Valente, tendo apenas 39 anos de idade.

 
 
««« Voltar
 
 

 

© 2003-2011 Canto da Terra - Todos os direitos reservados.
Desenhado para IE 5.x - Resolução mínima: 1024x768.
6578826 páginas visitadas - 34 visitantes ligados
Contacte o programador