Agora pode comprar músicas do CD "Rascunhos" online no website:
http://www.factorq.co.uk

Compre música portuguesa e ajude-nos a manter o www.cantodaterra.net online!
Buy Canto da Terra’s music now !

Procurar: no canal:

 • Biografia de: Corina Freire
 

Corina Freire

Corina Freire é um daqueles casos de cantora popularizada pela revista que ficou indelevelmente marcada por um tema - ou não fosse precisamente esse tema aquele que a lançou para o estrelato: As Giestas, de Silva Tavares e Alves Coelho.

A canção ainda é hoje recordada, mas poucos saberão que foi precisamente com esse tema, apresentado na revista de 1927, Rosas de Portugal, que Corina Freire se estreou em palco.

Enfim, em palco não será bem, que a cantora já tinha larga experiência em festas e recitais, interpretando canções líricas e folclóricas. Mas, de facto, um palco profissional de revista nunca havia por ela sido pisado antes de Rosas de Portugal.

Vítor Pavão dos Santos recorda-nos dela ter sido uma mulher ”muito elegante, com um ar moderno... com uma voz mais educada do que o comum revisteiro”.

Corina Freire tornou-se repentinamente numa vedeta graças ao sucesso de As Giestas, ainda por cima trazendo consigo o facto de ter sido considerada ”o mais belo sorriso de Paris” numa misteriosa competição internacional.

O sucesso de As Giestas é repetido em 1928 com As Camélias, de Silva Tavares e Raul Ferrão, e, como vistosa que era, Corina Freire chama a atenção do cinema.

Ironicamente, será o cinema que inspirará um dos seus maiores sucessos: Teodoro, Não Vás ao Sonoro (Os Cinéfilos), que criou em 1931 com o bailarino Francis na revista O Mexilhão, onde contracenava com Beatriz Costa.

Um interregno parisiense entre 1934 e 1936, durante o qual repete em Paris o êxito que obtivera em Portugal, marcará o início do declínio da sua carreira. De facto, ao regressar ao nosso país a actriz-cantora não foi capaz de repetir os seus sucessos anteriores, participando em revistas de fraco sucesso.

Retirou-se do teatro no início da década de quarenta, sobrevivendo a partir daí como professora de canto.

 
 
««« Voltar
 
 

 

© 2003-2011 Canto da Terra - Todos os direitos reservados.
Desenhado para IE 5.x - Resolução mínima: 1024x768.
6584228 páginas visitadas - 10 visitantes ligados
Contacte o programador