Nuno da Câmara Pereira

Nascido em Lisboa em 1951, Nuno da Câmara Pereira pertence a uma família de fadistas. É sobrinho de Maria Tereza de Noronha e primo de Vicente da Câmara, João da Câmara e Frei Hermano da Câmara.

A primeira actuação pública de Nuno da Câmara Pereira faz-se em 1977, no Coliseu dos Recreios de Lisboa, num espectáculo de variedades. Começa a sua vida artística em casas de fados e restaurantes típicos da capital. Até 1979, Nuno da Câmara Pereira manterá a sua actividade de agricultor. Após uma recusa inicial, aceita gravar para a Valentim de Carvalho. O seu álbum

Fado! (1982) é composto por novas versões de clássicos, entre os quais Acabou o Arraial e Cavalo Ruço.

Datado de 1983, o LP Sonho Menino ganha o Trofeu Revelação do Fado da revista Nova Gente. Em 1985 sai de Nuno da Câmara Pereira, o seu terceiro álbum. E, no final desse ano, o recital que dá na Aula Magna da Cidade Universitária de Lisboa esgota lotações.

Nuno da Câmara Pereira conhece, por fim, um retumbante sucesso de vendas e de público com o LP Mar Português (1986) que atinge o Disco de Dupla Platina, equivalente a mais de 80.000 exemplares vendidos. No álbum, surgem revisões de temas antigos, como Samaritana e A Rosinha dos Limões, novamente tornados grandes êxitos.

Três outros concertos na Aula Magna (1987), coroam a ascenção do fadista, esgotando, de novo, lotações. Nesse mesmo ano sai o LP A Terra, o Mar e o Céu. Em 1988, e acompanhando o êxito do Fado do Ladrão Enamorado (de Rui Veloso e Carlos Té), Nuno da Câmara Pereira volta à Aula Magna para mais quatro espectáculos.

Guitarra (1989), Atlântico (1992) e Só à Noitinha (1985) são alguns dos álbuns que consagram a carreira de um cantor que alcançou o êxito também graças a temas vindos de outras áreas que não o fado.